Desenvolvimento Executivo em Cuidados Extra-Hospitalares

O Programa CBEXS de Certificação Profissional de Desenvolvimento Executivo em Cuidados Extra-Hospitalares foi criado para preencher lacunas no mercado brasileiro de gestão de serviços extra-hospitalares e de transição, oferecendo conteúdos aprofundados e ferramentas práticas que eventos e cursos já existentes não oferecem. Em um cenário sem regras específicas da ANS, a certificação busca capacitar gestores com informações e instrumentos essenciais para negociações mais equilibradas e uma gestão eficaz desses serviços.

Para quem é indicado?

A Certificação Profissional de Desenvolvimento Executivo em Cuidados Extra-Hospitalares é destinada a:

  • Gestores, Líderes e CEOS de serviços de Home Care e Hospitais de Transição
  • Associações de serviços Extra-Hospitalares:
    • ABRAHCT - Associação Brasileira de Hospitais e Clínicas de Transição
    • SIBEM - Sistema Integrado Brasileiro de Emergências Médicas
    • APH - Atendimento Pré-Hospitalar
    • ANEAD - Associação Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar
    • ABRASFID - Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Fisioterapia Domiciliar
  • Profissionais que atuam em:
    • Acreditações: ONA e QGA
    • Ministério da Saúde (Programa Melhor em Casa)
    • Operadoras de Saúde
    • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
  • Gerentes de Pacientes Crônicos e Desospitalização
  • Profissionais do setor que tenham interesse em Gestão em Saúde

Desenvolvimento Executivo em Cuidados Extra-Hospitalares

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da Certificação Profissional de Desenvolvimento Executivo em Cuidados Extra-Hospitalares é estruturado em 6 Módulos:

  • Particularidades do Sistema Suplementar de Saúde no Brasil
  • A inserção das Unidades de Transição e Home Care no Sistema Suplementar de Saúde
  • Aspectos Legais e Regulatórios dos Serviços de Transição de Cuidados - LGPD
  • JudicializaçãO
  • Estilos de liderança e competências essenciais para gestores de serviços de transição
  • Gestão da mudança: como líderes podem influenciar e gerir mudanças em ambientes de transição
  • Planejamento estratégico para serviços de transição e Ferramentas  para a formulação de estratégias eficazes
  • Gestão de Equipes Multidisciplinares
  • Gestão de Negócios em Serviços de Transição: Estratégias para Crescimento Sustentável
  • Gestão de Projetos, Crises, Conflitos e Custos – Lucratividade e qualidade assistencial
  • Modelos de Remuneração - Custos Assistenciais: perfil operadora, visão low coast, como reduzir na prática Sustentabilidade
  • Confiabilidade de dados para tomadas de decisões - Indicadores
  • Desafios da Qualidade na prestação de Serviços de Saúde - Acreditação 
  • Governança clínica como ferramenta de qualidade assistencial e resultado
  • Serviço Auxiliar no diagnóstico e tratamento (controle de desperdício) 
  • Experiência do Paciente
  • Comunicação com os diferentes elos da Cadeia        
  • Programa de Comunicação, storytelling, oratória e argumentação
  • Diplomacia Corporativa – Falando com a Imprensa
  • Marketing em Saúde: Evolução e Diferenciação de Serviços
  • Gestão Estratégica de Recursos Humanos: Perfil e Desenvolvimento de Pessoas para atuar em Serviços de Home Care e Unidades de Transição
  • Fusões e Aquisições no Mercado de Saúde Brasileiro e o impacto nos Serviços Extra Hospitalares
  • Tecnologias para os Serviços de Transição de Cuidados do Futuro
  • Discussão de Cases de Sucesso

Requisitos para obtenção do Certificado:

Frequência igual ou superior a 75% das sessões – exceto em casos de indisponibilidade justificada, previamente informada e aprovada. Ainda, os participantes serão guiados ao longo do programa para redigir um trabalho de conclusão, sendo este um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do certificado profissional.

Dinâmica das Aulas
Início da Turma 2025:

Abril de 2025

Aulas

Quartas-feiras on-line
(Aula Magna e Encerramento acontecem de forma híbrida)

Horário

19h às 21h (horário de Brasília)

Carga horária

48 horas

A sua empresa pode ser uma patrocinadora desse programa!

Com o CBEXS sua empresa se posiciona como uma liderança de conhecimento da indústria e tem a oportunidade de construir novas parcerias.

Ao se tornar um patrocinador do CBEXS, você se conecta com líderes, executivos e empresários do setor de saúde, abrindo portas para colaborações e oportunidades de negócios.

Coordenação do Programa

Prof. Dra. Cristina Ribeiro

 

Coordenação-geral

Em breve.

Prof. Dra. Sheila Siao

 

Coordenação Acadêmica

Em breve.

Prof. Dr.

 

Conselheiro Estratégico

Em breve.

Desenvolvimento Executivo em Cuidados Extra-Hospitalares

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Cuidados Extrahospitalares 2025 - 27jan25 - V1

Sobre nós

O Colégio Brasileiro de Executivos em Saúde (CBEXS) é uma instituição que promove a excelência na gestão de saúde. Nossa missão é incentivar a educação, a capacitação técnico-científica e a certificação dos executivos do setor público e privado da saúde.

Somos uma comunidade de líderes comprometidos em compartilhar conhecimento e impulsionar o setor de saúde. Junte-se a nós e faça parte dessa jornada de melhoria contínua das lideranças e da sustentabilidade do sistema de saúde como um todo.

Tacyra Valois
Diretora-executiva CBEXS